Território é marcado por crimes como tentativas de homicídios, ameaças armadas, emboscadas e danos ao patrimônio
A Polícia Civil deflagrou nesta 3ª feira (15) a Operação Lex Terrae, com o objetivo de combater um grupo de grileiros suspeito de envolvimento em conflitos fundiários violentos na zona rural de Vila Bela da Santíssima Trindade (MT).
Durante a ação, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão. A operação busca encerrar um conflito agrário que dura mais de duas décadas e é marcado por crimes como tentativa de homicídio, ameaças armadas, emboscadas e danos ao patrimônio.
As terras em disputa possuem decisão judicial que reconhece a posse legítima, mas continuam sendo alvo de invasões por grupos armados, segundo as investigações.
Houve prisões em flagrante por posse ilegal de armas, além da apreensão de armas de fogo, munições e celulares. Os suspeitos foram encaminhados para audiência de custódia, e os materiais apreendidos seguirão para perícia na Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
A Polícia Civil informou que a operação integra um plano estadual para pacificar áreas rurais, garantir o cumprimento de decisões judiciais e fortalecer a segurança pública no campo.
Tags: conflitos fundiários violentos, grileiros, Operação Lex Terrae, Vila Bela da Santíssima Trindade
Por TERO QUEIROZ