Há mais de 30 anos, a produtora rural Maristela Brandelero, do município de Santo Afonso (MT), dedica-se com compromisso à criação de gado de corte de qualidade. Em frente ao Sítio Nova Querência, ela transformou uma propriedade com 70 hectares destinada à pastagem para uma pecuária sustentável e com inovação no campo.
A produção tem como base um gado de alta qualidade genética com resultado de quase uma década. No entanto, a produtividade da pastagem era um desafio na propriedade, limitando o crescimento dos rebanhos.
Foi aí que Maristela buscou apoio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT). O diagnóstico inicial, realizado em maio de 2023, apontou a necessidade de investimentos na fertilidade do solo, manejo de pastagens e suplementação animal.
O técnico de campo credenciado do Senar/MT, Celso Manoele, explica que na propriedade foram observadas oportunidades de melhoria na gestão de custos de produção, especialmente na parte financeira. Dessa forma, foi implementado um sistema de gestão que padronizou os investimentos, principalmente na produção de forragem com controle de indicadores como custo por arroba, fluxo de caixa, índice de natalidade e intervalo entre partos.