
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, iniciou nesta quarta-feira (10) uma força-tarefa para mapear e identificar áreas de risco no município. A ação, realizada em parceria com o Órgão Estadual de Proteção e Defesa Civil, segue até sábado (13) e tem como objetivo levantar informações que possam subsidiar medidas efetivas para melhorar a qualidade de vida da população afetada por alagamentos, erosões e possíveis deslizamentos.
Entre os pontos já identificados pela equipe local está a Avenida das Embaúbas, na região central, historicamente marcada pelo acúmulo de água em períodos de chuva intensa. Com o apoio de um drone operado remotamente, as equipes realizam o monitoramento técnico para entender de forma mais precisa os riscos e propor soluções.
De acordo com o subtenente José Bruno de Souza, do Corpo de Bombeiros Militar e coordenador do órgão estadual, o trabalho envolve levantamento altimétrico, sobrevoo detalhado e visita em campo. “O trabalho da Defesa Civil Estadual, juntamente com a Coordenadoria Municipal aqui de Sinop, consiste no levantamento das áreas alagáveis, processos erosivos e evidências de movimentação de massa. Tudo é mapeado via drone e depois processado”, explicou.
Ao final da etapa de coleta, os dados serão analisados pela Defesa Civil Estadual, que produzirá um relatório técnico e mapas de risco. Esses documentos serão enviados à Prefeitura de Sinop, que utilizará as informações para orientar decisões estratégicas. “Com esses dados, o Município poderá realizar estudos mais aprofundados e buscar alternativas que melhorem a vida da população”, completou o subtenente.
Protagonismo da equipe de Sinop
Embora a ação envolva apoio estadual, o destaque fica para a atuação da equipe da Diretoria de Defesa Civil de Sinop, que mobilizou a operação, articulou a parceria e acompanha todo o processo em campo. O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Klayton Gonçalves, reforçou o papel central do time municipal. “Essa é uma ação liderada pela Defesa Civil de Sinop. Nosso objetivo é coletar o maior número de informações possível para orientar futuras decisões. A parceria com o Estado fortalece esse trabalho, mas é a equipe local que conhece de perto cada ponto crítico e coordena esse processo”, ressaltou.
O coordenador da Defesa Civil de Sinop, Pedro Contini, também destacou a responsabilidade do município em conduzir ações preventivas. Segundo ele, entender as particularidades geográficas de Sinop é essencial para reduzir os impactos das chuvas intensas. “Temos uma área geográfica muito nivelada, o que dificulta o escoamento da água da chuva e causa acúmulo em regiões específicas. A experiência da Defesa Civil Estadual soma muito, mas o trabalho começa aqui, com nossa equipe que vive a realidade da população e sabe onde estão os problemas”, afirmou.
Construção do Plano de Contingência
Paralelamente ao mapeamento, as Defesas Civis Estadual e Municipal iniciaram as tratativas para a elaboração do Plano de Contingência. O documento será estratégico para organizar informações históricas e geográficas do município, delimitar com clareza as áreas de risco e definir ações coordenadas de prevenção, resposta e atendimento à população em casos de emergência.
Com o avanço dos trabalhos, a Prefeitura reforça que o objetivo principal é garantir segurança e qualidade de vida aos sinopenses, valorizando o esforço técnico e o comprometimento da Diretoria de Defesa Civil de Sinop — que atua na linha de frente para proteger e orientar a comunidade.



