Empresários do entorno da BR-163 comemoram a assinatura da ordem de serviço pelo prefeito de Sinop, Roberto Dorner, governador Mauro Mendes e Nova Rota do Oeste, que trouxe a duplicação, adequação e construção de seis viadutos, melhorando o trânsito na cidade. A obra põe fim à espera de décadas da população e aos anos de articulação de Dorner para resolver o entrave logístico da região.
A empresária Tania da Luz Amorim Dias, proprietária da oficina mecânica de caminhões Paraná Molas, viu seu negócio crescer nos últimos 21 anos às margens da rodovia, e acompanha de perto a necessidade de duplicação e mais segurança para quem trafega. Ela esteve presente no dia da assinatura e relata como foi presenciar esse momento.
“No dia da assinatura do contrato, nós estávamos presentes, foi emocionante. Porque a gente viu o nosso progresso, o nosso futuro, e Sinop está presente nesse progresso. Eu me senti muito animada e realizada. A gente parabeniza a prefeitura, este governo que conseguiu este grande trabalho que está sendo feito. Esta união política deu este passo que a gente estava esperando há tanto tempo. É o nascimento de uma nova Sinop”, avalia a empresária.
Do mesmo ramo de negócio, o proprietário da Mecânica Voltrucks, João Paulo, está otimista com o impacto da obra em sua empresa. Ele calcula que, com o aumento do fluxo de caminhões e entregas mais rápidas, a demanda pelo serviço de manutenção preventiva nos veículos de carga aumentará.
“Nossa, com toda certeza, é muito importante mesmo [as melhorias na BR-163], estou aqui há nove anos, mas muitos empresários da BR-163 estão esperando há 20 anos. Estão de parabéns por esta luta”, destaca o empresário.
Já o empresário João do Carmo Razo, proprietário da indústria e comércio de ferramentas Sinowidia, e pioneiro de Sinop, também apoia a iniciativa e destaca o comprometimento de Dorner na interlocução com os empresários e o governo, sempre acessível a todos que procuram a prefeitura.
“Quando tivemos a notícia que haveria desapropriação, acho que, no calor do momento, ficaram desapontados. O prefeito nos recebeu imediatamente e ajudou a resolver a situação. Ele foi muito bom, pontualmente, em se reunir com os empresários. Nota 10 para o senhor Roberto nesse quesito. Toda vez que precisamos dele, ele nos recebeu”, afirma Razo.
Sobre a obra, o empresário ainda acrescenta que um dos maiores ganhos percebidos é a valorização dos imóveis da região da rodovia federal, melhores condições de tráfego e de comércio, e a segurança para o cidadão. “Sinop teve bastante melhoria, principalmente nos últimos anos. Agora vai trazer um desenvolvimento, todos têm a ganhar, essa é a minha opinião”, finaliza.
OBRAS EM SINOP
Após a articulação do prefeito Dorner, em junho, foi assinada a ordem de serviço junto ao governo do Estado e à Nova Rota do Oeste, que trouxe investimento estadual de R$ 370 milhões para Sinop, com a duplicação de 26 km, recuperação do asfalto em 17 km de travessia urbana e a construção de seis viadutos no perímetro urbano.
Serão construídos seis novos viadutos para eliminar conflitos importantes nos cruzamentos da BR-163 localizados na área urbana de Sinop. Os viadutos serão construídos nos seguintes locais: MT-438, que conecta ao município de Vera (km 812); MT-140, em frente ao Mercado Machado (km 831); avenidas Ouro Preto e Foz do Iguaçu (km 833); avenidas Integração e Jonas Pinheiro (km 839); MT-423, que conecta ao município de Cláudia (no km 844); Camping Club com a MT-220, que dá acesso a Porto dos Gaúchos (km 854).
Fonte: Redação