O Parque Florestal de Sinop está temporariamente fechado desde a última sexta-feira (9) como uma medida de segurança para a saúde pública, até que os exames laboratoriais fiquem prontos.
A Prefeitura de Sinop, a 503 km de Cuiabá, por meio da secretaria de Meio Ambiente, está investigando a morte de seis macacos-prego que viviam no Parque Florestal do município. O local está temporariamente fechado desde a última sexta-feira (9).
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Jorge Muller, cinco macacos foram encontrados mortos e dois com vida, no entanto, um deles morreu horas depois de localizado e outro permanece em tratamento, que deve ser devolvido a natureza em breve.
De acordo com a médica veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Elaine Dione, que está acompanhando o caso, a suspeita é que as mortes tenham sido causadas por envenenamento.
Elaine explicou que o parque foi fechado como uma medida de segurança para a saúde pública.
Segundo ela, os animais da região são frequentemente alimentados pelos moradores e que isso gera uma alteração no comportamento, fazendo com que eles busquem alimento em espaços fora do parque.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/A/B/TYKlb7ThAvYWBV8glm2Q/image-19-.jpg)
Parque Florestal Sinop — Foto: Reprodução
👉Ela orienta que a população evite alimentar os animais, pois essa prática pode representar riscos tanto para a fauna quanto para os seres humanos.
Além do secretário e da médica veterinária, os biólogos Cristiane Cesco Diel e Rafael Arruda também estão acompanhando o caso e devem apresentar os resultados das análises para confirmar a causa das mortes.
G1