O governador Mauro Mendes (União) afirmou que não participará do encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o cacique Raoni Metuktire nesta sexta-feira (4), pois, segundo ele, não foi convidado para o evento. Em declarações à imprensa, Mendes destacou que, em visitas anteriores do presidente a Mato Grosso, foi chamado a participar, mas desta vez não recebeu convite.
Mendes evitou especular os motivos do não convite, mas, questionado se a decisão do governo federal teria relação com sua participação no ato em Copacabana, no Rio de Janeiro, em 16 de março, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador se esquivou. Na ocasião, ele defendeu a anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
“Não fui convidado para este evento. Toda vez que o Lula esteve aqui eu fui convidado, mas não desta vez. Quem tem que explicar isso é o governo federal”, declarou.
Lula se reunirá com Raoni na Aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina, onde deve tratar de pautas ambientais e demandas indígenas. Entre os temas a serem discutidos está a promessa do governo federal de zerar o desmatamento no Brasil, ponto que Mauro também comentou.
“Antes de combater o desmatamento zero ou defender isso, o governo tem que se preocupar em combater o desmatamento ilegal zero. Nós temos que acabar com as ilegalidades nesse país. Não podemos tirar o direito das pessoas de se desenvolver”, afirmou.
O governador criticou a influência de organizações ambientais no debate sobre o desenvolvimento econômico e defendeu a exploração de recursos naturais dentro do país, como a planta de mineração para explorar potássio em Autazes, que fica a 120 quilômetros de Manaus.. “Nós queremos preservar, mas também queremos desenvolver e gerar riqueza. Não podemos abrir mão disso porque agrada meia dúzia de ambientalistas que estão a serviço dos nossos concorrentes e não dos brasileiros”, completou.
Encontro com Bolsonaro
Apesar de não comparecer ao evento com Lula, Mauro confirmou presença na Norte Show, feira do agronegócio realizada em Sinop, que contará com a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro visitará o evento no dia 15 de abril e, assim como no ano passado, será recebido por lideranças estaduais.
Além de Bolsonaro, a feira também terá a presença de figuras como o comentarista político Caio Coppolla e os deputados federais Nikolas Ferreira, Ricardo Salles, Aldo Rebelo e Alceu Moreira, que participarão de debates sobre o agronegócio.
A visita do ex-presidente inclui uma motociata até a Praça da Bíblia, em Sinop, e uma agenda de compromissos dentro da Norte Show, onde Bolsonaro deve interagir com produtores rurais e lideranças políticas.
olhardireto