O governador Mauro Mendes (União), aproveitou a passagem da atriz e ativista Angelina Jolie pela aldeia indígena Piaraçu, em São José do Xingu (a 932 km de Cuiabá), e fez um convite para que ela permaneça mais tempo no estado. Em vídeo publicado em sua Instagram, o chefe do Executivo citou diversos atrativos turísticos e culturais. Durante a fala, o gestor ainda fez uma brincadeira e disse que, caso o convite for aceito, só vai com a esposa, a primeira-dama Virginia Mendes. “Ela é brava”, brincou.
Mauro sugeriu que Angeliana conheça mais da cultura indígena mato-grossense, citando a aldeia Salto da Mulher, dos povos Parecis, em Campo Novo do Parecis. “O lugar é lindo e você ainda vai conhecer mais da nossa cultura indígena, daquelas que trabalham, que produzem e garantem com o seu trabalho o seu sustento.”
O governador também indicou locais turísticos como o Pantanal, nos municípios de Poconé, Barão de Melgaço, Porto Cercado e Porto Jofre — famosos pelas belezas naturais e pela rica fauna, incluindo as onças-pintadas. Outras sugestões incluíram as cachoeiras de Barra do Garças, as águas cristalinas de Nobres e as paisagens de Chapada dos Guimarães.
Angelina Jolie visitou Mato Grosso nesta quarta-feira (3) e foi recebida pelo cacique Raoni Metuktire, na aldeia Piaraçu. A atriz, reconhecida mundialmente por seu ativismo em defesa do meio ambiente e de povos tradicionais, conversou com lideranças indígenas sobre temas como desmatamento, garimpo ilegal e avanço do agronegócio sobre terras indígenas. O motivo exato da visita não foi revelado, nem o destino da atriz após o encontro com os indígenas.
Olhardireto