STF manda prender empresária de MT por atos de 8 de janeiro

Empresária de MT começa a cumprir pena por ataques em Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a prisão de quatro pessoas condenadas pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Entre elas está a empresária Jorgeleia Schmoeler, de Juara, a 690 km de Cuiabá, que recebeu a pena de 14 anos de prisão em regime fechado.

A decisão foi tomada após o processo transitar em julgado em 19 de agosto, ou seja, quando não há mais possibilidade de recurso. Além de Schmoeler, foram presos Evandro Ericson Vieira de Medeiros e Márcio Castro Rodrigues, ambos com penas de 2 anos e 5 meses, e Robson Victor de Souza, condenado também a 14 anos.

No caso de Jorgeleia, o STF concluiu que ela participou ativamente da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília. A empresária foi responsabilizada por crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada

Além da prisão, ela foi condenada a pagar R$ 30 milhões em indenização por danos morais coletivos, de forma solidária com outros envolvidos nos atos, e a 100 dias-multa, fixados em um terço do salário mínimo por dia.

De acordo com o acórdão, Jorgeleia atuou desde o período eleitoral de 2022, participando de acampamentos em frente ao Quartel-General do Exército e incentivando atos contra o sistema eleitoral. No dia 8 de janeiro de 2023, segundo a decisão, ela participou diretamente das ações violentas que tentaram impedir o funcionamento dos Poderes da República.

“No caso específico da Sra. Jorgeleia Schmoeler, o respectivo envolvimento foi identificado a partir de análise de vídeo com manifestantes invadindo o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, cujo teor foi divulgado na internet.

O cumprimento da pena foi iniciado após a determinação de Moraes, que mandou expedir as guias de execução definitiva para todos os condenados.

VGN Noticias

Autor

Compartilhe esta postagem:

Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *